Tipos de aterramento: Como identificá-los e qual sua importância?
- Raul
- 12 de set. de 2017
- 2 min de leitura
O termo aterramento, nos lembra “terra”, não é mesmo? E tecnicamente é exatamente isso. Mas como assim?

Um cabo de cobre deve ser ligado a uma haste, essa haste é feita de aço e revestida por cobre e esta por sua vez é enterrada no solo. Ou seja, na outra ponta do condutor, temos em uma ligação proposital a terra o mesmo potencial, que é 0 Volts.
Inclusive, é obrigatório que haja ao menos uma haste de aterramento conectado ao barramento de aterramento dentro da caixa do medidor de energia... mas esse assunto fica para outro post. O ponto que gostaria de chegar, é que esse aterramento das nossas residências, cuja instalação elétrica possui um (ou mais) condutor (es) de fase, um condutor neutro e outro de aterramento é um aterramento do tipo TN-S.
Mas além de TN-S, há ainda o tipo TN-C-S, TN-C, TT e IT.
O que a NBR-5410 fala sobre isso?
A NBR-5410, que é a norma geral que regulamenta as instalações elétricas determina e exemplifica todos esses tipos de aterramento.
Com relação aos aterramentos “TN”, há um macete bem simples. Vamos lá!
TN-S: TerraNeutro – Separado. Como podemos ver na imagem abaixo, os condutores Neutro e Terra (PE) são separados.

TN-C: TerraNeutro – Comum. Como na imagem abaixo, os condutores de proteção e neutro são na verdade o mesmo, nesse caso, o condutor é chamado de PEN.

TN-C-S: TerraNeutro – Comum – Separado. As funções de terra e neutro são combinadas num único condutor, mas apenas em parte do circuito. Como na figura abaixo.

Com relação aos esquema TT e IT.
TT: O neutro é aterrado na alimentação, no entanto, cada massa subsequente da instalação deve ter um outro aterramento, ou um conjunto de massas compartilhar da mesma estrutura. Quando falamos em “massa” esta pode ser uma máquina ou quadro de distribuição, ou um conjunto de máquinas, quadros de distribuição, um bloco de um edifício, enfim.

IT: Nesse esquema, todas as partes vivas são ISOLADAS da terra, ou um ponto da alimentação é aterrado através de impedância.

Há algumas outras questões relevantes sobre o aterramento, como por exemplo, a maneira correta de dimensionar a bitola do mesmo, tendo em vista que não é necessário que seja a mesma dos condutores fase.
Fique ligado em nosso site e assine a newsletter!
Comments