O que precisamos saber sobre as cores dos condutores?
- Admin
- 7 de out. de 2017
- 1 min de leitura

Você já deve ter reparado nas várias cores que existem naquela capa de isolação dos condutores (falaremos em outro momento sobre a isolação dos condutores), certo? Já pensou também na importância de seguir isso à risca na sua instalação elétrica?
Seguir a recomendação da norma nesse caso é imprescindível, já que “teoricamente” apenas observando a cor do condutor, saberíamos sua função na instalação, seja de fase (ou qual delas), neutro, aterramento...
O que a NBR-5410 fala sobre isso?
No item 6.1.5.3 Condutores, ela esclarece, para o condutor neutro e de proteção (PE) as seguintes características:
Qualquer condutor isolado utilizado como neutro, deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro na isolação.
Qualquer condutor isolado utilizado para aterramento, deve ser identificado conforme essa função, em caso identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde.
Cita também sobre os condutores de fase, mas diz apenas que não pode ser nenhuma das cores exclusivas mencionadas acima.
No entanto, é comum que as concessionárias de energia adotem padrões nas cores dos condutores de fase, a CELESC, por exemplo segue o seguinte padrão para as fases:
Fase A: Preto
Fase B: Branca ou cinza
Fase C: Vermelha
Além, é claro, de seguir a recomendação da norma em relação aos condutores neutro e de proteção (aterramento).
Por isso, é importante que a coloração de cada fase fique explicita no projeto, seja em uma nota, no diagrama unifilar ou no memorial descritivo, não pode haver dúvidas sobre isso no momento da instalação elétrica, já que futuramente, algum problema pode ocorrer se não houver rigidez em relação a esse tema.
Abraços e até a próxima!
Comments